quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Automóveis GTA V

Postado por Unknown | 01:33 Categorias:
Desde o lançamento do primeiro GTA em 1997, contamos com o auxilio de veículos para nos locomover, em algumas missões era necessário utilizar veículos específicos, o jogo sempre nos proporcionou diversão certa, mas quando se falava de conduzir um veículo, era necessário ter paciência, e muita destreza nos dedos.   

Quem não se lembra do GTA I e GTA II, tínhamos uma quantidade limitada de carros, que se dividiam entre os carros de gangues e os carros "normais", a jogabilidade entre eles era a mesma, variando apenas a velocidade. Neste dois primeiros jogos da série o que importava era causar o caos na cidade, a dirigibilidade pouco importava, mais mesmo assim os jogos eram muito divertidos.
Com a chegada do GTA III em 2001, uma surpresa foi apresentada, o mundo 3D entrou em cena, a visão por cima é deixada de lado, os comandos do personagem deixava a desejar e a dirigibilidade dos carros nem se fala, não tinham uma boa definição, eram linhas quadradas de programação com rodas, as vezes eu passava tanta raiva, que escolhia ir a pé para os locais, os carros tentavam simular os da realidade, mais ficavam bem longe de ser algo próximo disso, mas o jogo nos prendia pelo personagem em terceira pessoa que tocava o terro na cidade.


Em 2002 chegou o GTA Vice City, e apesar de seu lançamento ter ocorrido somente 1 ano após o GTA III, foi apresentada uma melhoria na parte gráfica do jogo, o que fez uma enorme diferença no quesito carros. Neste jogo inicia-se na minha opinião a tentativa dos desenvolvedores de copiar a realidade, alguns carros já imitavam modelos de Mercedes Benz, Ferrari, Lamborghini e o velho e clássico Corvette. 



Outras questões como dirigibilidade também foram levados em contas, aqui já começamos a sentir mais o balanço da traseira dos carros nas curvas, porém, controlar o carro ou moto continuava sendo uma tarefa difícil, em que muitas vezes não trazia prazer nenhum, até então os produtores focavam mais no enredo e coisas a fazer fora do carro, do que o tempo que se passava dentro dele, entre uma missão e outra.


Mas em 2004 tivemos o nascimento de GTA San Andreas, uma revolução no mundo GTA, tanto na jogabilidade do personagem, quanto nas coisas a serem feitas, como subir em paredes ou nadar, coisas que não eram possíveis nos jogos anteriores; quanto aos veículos, se buscou uma proximidade maior aos modelos que possuíamos na vida real, nasceu as oficinas de customização, o jogo trazia 200 tipos diferentes, incluindo a velha e boa magrela e os buggies. Mais uma vez os produtores haviam se esquecido da dirigibilidade que novamente deixou a deseja, exemplo disso, era quanto a aceleração do carro, ele não pegava "embalo", ao se tirar o dedo do acelerador o carro parava na hora.


Quatro anos mais tarde tivemos o lançamento do GTA IV jogo que foi colocado em 16º lugar na lista dos 100 melhores jogos da revista Empire, a lista procurava classificar os melhores jogos de todos os tempos. GTA IV realmente surpreendeu quanto ao seu realismo, não foi apresentada apenas uma perfeita imitação da cidade de Nova Iorque, os veículos também encheram os nosso olhos, eram replicas de muitos modelos existentes, mas com nomes diferentes como marca registrada da franquia. 
Infelizmente neste episódio da série não tivemos a pitada de pimenta tão esperada, na parte dos carros, na hora das curvas podíamos escolher duas alternativas, realizar ela com o carro quase parando, ou fazer uma "derrapada nervosa" e sair como em um drift, eu mesmo não aguentava muito tempo pilotando, moto então, não chegava nem perto, quando pegava era morte na certa, utilizava em diversos momentos os táxis, que dava a opção de pular as viagens eram realmente uma mão na roda quando a missão era lá aonde o judas perdeu as botas.

Passado 16 anos do lançamento do primeiro GTA, a produtora Rockstar acordou e entendeu que não basta termos um jogo com uma quantidade enorme de carros e outros veículos, se ao "pegar emprestado" um carro passamos raiva ou perdemos um enorme tempo tentando controla-lós.

Agora temos o GTA V, onde apresenta uma mega revolução na dirigibilidade dos veículos, com replicas idênticas dos carros da vida real e diversas possibilidades de interação com os veículos. Para que vocês entendam o que eu estou falando, o jogabilidade dos carros estão sendo considerados pelos críticos como parecidos com o Midnight Club: Los Angeles, que também é da Rockstar, o jogo conta com nada mais, nada menos que 257 carros (sem contar motos, aviões etc..), com uma variedade maior que os grandes jogos de simulação como Gran Turismo 5 e Forza 4.

Não estou dizendo que o GTA se tornou um simulador de corridas como os jogos já citados, mais a experiencia atrás dos volantes será diferente, diversas coisas trarão uma interação maior do jogador com o jogo, o controle vibra simulando a trepidação do volante, conforme a ação ou terreno que você se encontra, a única coisa que acho que deveria melhorar para se aproximar da realidade, são questões como a física que ainda é enrolada, como por exemplo desvirar o carro com o direcional quando você "capota" em um acidente, e fatores como furar um sinal, fazer direção perigosa ou passar em alta velocidade perto dos policiais não são fatores que farão os policiais lhe caçarem.

Os carros estão tão perto da realidade que podemos encontrar rodando na cidade de Los Santos réplicas de carros que não serão difíceis de reconhecer, como exemplo temos: o Declasse Rancher XL2 (Réplica do Chevrolet Silverado 1986), Obey 9F (Réplica do Audi R8), a moto LCC Hexer (Réplica da Chopper), Coil Voltic (réplica do carro elétrico Tesla Roadster), Cheval Surge (Réplica do Chevrolet Volt), Gallivanter Baller 2 (Réplica do Range Rover Evoque), Benefactor Dubsta (Réplica do Mercedes Classe G), dentre diversos outros que futuramente tentarei trazer para vocês.

Quando digo que o jogo está próximo da realidade, quero dizer que questões simples como picar com luz alta/luz baixa, podem auxiliar em uma fuga fazendo com que os motoristas saiam da frente (nem sempre funciona, pois o jogo também tem barbeiros), nos carros conversíveis é possível andar com a capota aberta ou não, pode-se fazer zerinho até o pneu estourar, enfim, as possibilidades são realmente infinitas infinitas. 



Não podemos deixar de lado as oficinas de customização, que agora nos permitem, alterar a cor, mudar rodas, colocar saia, colocar turbo ou tunar o motor, entre uma série de coisa. com certeza ainda esta muito longe das funções que um jogo de corrida traz, mas com certeza roubará algumas horas de seu jogo dentro das oficinas. Outra questão que se aproxima da realidade é a sátira social realizada pelo jogo, onde na costa oeste do estado se encontra concessionarias que  vendem carros ecologicamente corretos, ao se caminhar na imitação do Bairro rico de Beverly Hills se verá diversos modelos de veículos europeus, e ao adentrar nos subúrbios ou campos, veremos carros velhos e/ou em péssimo estado de conservação.

Mais uma vez recomendo muito o jogo, com certeza você gostá da experiencia que está sendo proporcionada pelo jogo, se você é mais um daqueles que não possui jogos de corrida no seu PS3 ou Xbox, embora sempre pensou em comprar um, terá o casamento perfeito com o GTA V, que lhe proporcionará uma experiencia única e diferente de todas as já vivida no universo GTA.

E você o que achou dos veículos? deixe aqui o seu comentário, e compartilhe a sua experiencia com a gente.

Forte abraço e até a próxima postagem. 

0 comentarios:

Postar um comentário

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube